top of page

BIO

MONTES, Raphael_┬®Chico Cerchiaro_TR (1)

Raphael Montes nasceu em 22 de setembro de 1990, no Rio de Janeiro, e é conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror. Escreveu os romances  Suicidas,  Dias Perfeitos,  O VilarejoJantar Secreto, Bom Dia, Verônica, Uma Mulher No Escuro, A Mágica Mortal e Uma Família Feliz, sucessos de público e de crítica. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da Warner Bros. Discovery, ‘Beleza Fatal’, e da série 'Bom Dia, Verônica' na Netflix (vencedora do prêmio APCA 2020).

Começou a carreira aos 18 anos, quando publicou contos em diversas antologias de mistério, como na Playboy (“Viúva Negra”) e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Em 2010, publicou seu primeiro romance, Suicidas (ed. Benvirá), um suspense policial finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Em 2017, Suicidas foi publicado em nova edição pela ed. Companhia das Letras, teve os direitos para cinema vendidos para a RT Features e uma adaptação teatral, com temporadas no Rio e em São Paulo. 

Em 2014, publicou Dias Perfeitos (ed. Companhia das Letras), um fenômeno traduzido em 22 países (EUA, Inglaterra, Canadá (inglês e francês), França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Hungria, Dinamarca, Noruega, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Coreia do Sul e Egito) e foi escolhido como Livro do Mês na Amazon norte-americana. No exterior, o livro mereceu resenhas em jornais como The Guardian e Chicago Tribune, recebeu elogios de autores internacionais e foi considerado uma espécie de “irmãos Coen brasileiro”. Teve os direitos para cinema vendidos para a RT Features e uma adaptação teatral, com temporadas no Rio e em São Paulo. 

Em 2015, Raphael publicou O Vilarejo(ed. Suma de Letras), um romance fix-up de terror que fez grande sucesso entre o público jovem e mereceu comparações com Stephen King. Em 2016, publicou Jantar Secreto (ed. Companhia das Letras), integrando a lista de mais vendidos daquele mês e com direitos de tradução vendidos para França, Espanha, República Tcheca, Egito e Polônia. Também em 2016, publicou, sob o pseudônimo Andrea Killmore, o livro Bom dia, Verônica (ed. Darkside), escrito em parceria com a escritora e criminóloga Ilana Casoy. Em 2019, a “identidade” de Andrea foi divulgada pelo jornal Estadão e, mais tarde, a obra foi lançada numa nova edição, com os nomes dos autores na capa. Mesmo antes da revelação, Bom dia, Verônica vendeu 10 mil exemplares no Brasil. Em 2022, uma nova edição foi publicada pela ed. Companhia das Letras.

 

Em agosto de 2018, Raphael lançou o curso online Escreva o seu romance, um curso de escrita criativa com objetivo de ajudar escritores iniciantes com técnicas de escrita literária. Em maio de 2019, lançou Uma Mulher No Escuro (ed. Companhia das Letras), que chegou ao 1º lugar da lista de mais vendidos da Publish News e ao 11º da lista de mais vendidos da Revista Veja.

Em agosto de 2023, Raphael lançou o seu primeiro livro juvenil A Mágica Mortal (ed. Seguinte). O livro é o primeiro de uma série com o grupo de amigos Esquadrão Zero. Em março de 2024, Raphael lançará o livro adulto Uma Família Feliz, que será sucedido pelo lançamento da obra nos cinemas em abril. O longa-metragem também tem autoria de Raphael Montes no roteiro e sua primeira participação como diretor assistente.

Entre abril/2015 e fevereiro/2018, Raphael assinou uma coluna semanal em O Globo. Entre abril/2017 e fevereiro/2019, apresentou o programa Trilha de Letras, na TV Brasil, dedicado inteiramente à literatura. Atualmente, o escritor comanda a Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de série e longa-metragem de crime, terror e suspense.

Roteiros de série e longa-metragem:

- Novela A regra do jogo – Colaborador, 2015, Rede Globo 

- Série policial Espinosa – Roteirista, 2015, GNT 

- Série de terror Supermax – Roteirista, 2016, Rede Globo 

- Longa-metragem Praça Paris – Co-roteirista, 2017, dir. Lucia Murat 

- Longa-metragens A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais – Co-roteirista, 2020, dir. Maurício Eça 

- Série policial Bom dia, Verônica – Criador, roteirista-chefe e produtor executivo, 2020, Netflix 

- Série jovem Tá tudo certo – Co-criador e co-roteirista, 2023

- Longa-metragem Uma Família Feliz – Criador, roteirista e Diretor assistente, 2024, dir. José Eduardo Belmontes

- Novela Beleza Fatal - Criador, roteirista-chefe e produtor executivo, TBA, HBO Max

Galeria de fotos

bottom of page