BIO

Raphael Montes nasceu em 22 de setembro de 1990, no Rio de Janeiro, e é conhecido por suas histórias de suspense, crime e terror. Advogado e escritor, escreveu os romances  Suicidas,  Dias Perfeitos,  O VilarejoJantar Secreto  e  Uma Mulher No Escuro, sucessos de público e de crítica. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da série  Bom Dia, Verônica  para a Netflix

Começou a carreira aos 18 anos, quando publicou contos em diversas antologias de mistério, como na Playboy (“Viúva Negra”) e na prestigiada revista americana Ellery Queen’s Mystery Magazine. Em 2010, publicou seu primeiro romance, Suicidas (ed. Benvirá), um suspense policial finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do prestigiado Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Em 2017, Suicidas foi publicado em nova edição pela ed. Companhia das Letras, teve os direitos para cinema vendidos para a RT Features e uma adaptação teatral, com temporadas no Rio e em São Paulo. 

Em 2014, publicou Dias Perfeitos (ed. Companhia das Letras), um fenômeno traduzido em 22 países (EUA, Inglaterra, Canadá (inglês e francês), França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda, Hungria, Dinamarca, Noruega, Austrália, República Tcheca, Polônia, Turquia, Taiwan, Hong Kong, Macau, Coreia do Sul e Egito) e foi escolhido como Livro do Mês na Amazon norte-americana. No exterior, o livro mereceu resenhas em jornais como The Guardian e Chicago Tribune, recebeu elogios de autores internacionais e foi considerado uma espécie de “irmãos Coen brasileiro”. Teve os direitos para cinema vendidos para a RT Features e uma adaptação teatral, com temporadas no Rio e em São Paulo. 

Em 2015, Raphael publicou O Vilarejo(ed. Suma de Letras), um romance fix-up de terror que fez grande sucesso entre o público jovem e mereceu comparações com Stephen King. Em 2016, publicou Jantar Secreto (ed. Companhia das Letras), integrando a lista de mais vendidos daquele mês e com direitos de tradução vendidos para França, Espanha, República Tcheca, Egito e Polônia. Também em 2016, publicou, sob o pseudônimo Andrea Killmore, o livro Bom dia, Verônica (ed. Darkside), escrito em parceria com a escritora e criminóloga Ilana Casoy. Em 2019, a “identidade” de Andrea foi divulgada pelo jornal Estadão e, mais tarde, a obra foi lançada numa nova edição, com os nomes dos autores na capa. Mesmo antes da revelação, Bom dia, Verônica vendeu 10 mil exemplares no Brasil. 

Em agosto de 2018, Raphael lançou o curso online Escreva o seu romance, um curso de escrita criativa com objetivo de ajudar escritores iniciantes com técnicas de escrita literária. Em maio de 2019, lançou seu romance mais recente, Uma Mulher No Escuro (ed. Companhia das Letras), que chegou ao 11º da lista de mais vendidos da Revista Veja uma semana após o lançamento e ao 1º lugar da lista de mais vendidos da Publish News

Entre abril/2015 e fevereiro/2018, Raphael assinou uma coluna semanal em O Globo. Entre abril/2017 e fevereiro/2019, apresentou o programa Trilha de Letras, na TV Brasil, dedicado inteiramente à literatura. Atualmente, o escritor assina uma coluna quinzenal na revista Veja. Além disso, escreve roteiros para cinema e TV: 

- Novela A regra do jogo – Colaborador, 2015, Rede Globo 

- Série policial Espinosa – Roteirista, 2015, GNT 

- Série de terror Supermax – Roteirista, 2016, Rede Globo 

- Longa-metragem Praça Paris – Co-roteirista, 2017, dir. Lucia Murat 

- Longa-metragens A menina que matou os pais e O menino que matou meus pais – Co-roteirista, 2020, dir. Maurício Eça 

- Série policial Bom dia, Verônica – Criador, roteirista-chefe e produtor executivo, 2020, Netflix 

Galeria de fotos

Foto de Chico Cerchiaro
Foto de Chico Cerchiaro
Foto de Chico_Cerchiaro
Foto de Victor Prataviera
Foto de Victor Prataviera
Foto de Victor Prataviera
Foto de Marisa Cardoso
Foto de Marisa Cardoso
Foto: Stefano Martino
Foto : Stefano Martino
© 2019 por Raphael Montes
Foto : Stefano Martino